outubro 7, 2022

Vamos falar sobre VUCA?

VUCA (ou VICA em português) coloca a nova realidade como um ambiente marcado pela Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.
Este conceito na verdade não é novo, já era utilizado pelo exército americano no final da década de 90 para repensar suas estratégias e ferramentas mediante ambiente desafiador.
Na visão VUCA, as mudanças são mais rápidas, a previsibilidade cede espaço às incertezas para o futuro. Não há uma relação concreta de causa e efeito e por isso decorre uma dificuldade de compreender o resultado de interações em determinadas situações. A ambiguidade é inerente ao novo ambiente.
Toda esta mudança e visão nebulosa sobre a melhor forma como proceder e seus reflexos na gestão se tornam ainda mais evidentes quando pensamos na decadência de empresas que eram grandes, fortes no mercado, consistentes.
De fato o contexto mudou, bem como o mercado e até os costumes desta nova sociedade, onde hoje convivem diversas gerações e com tantas mudanças novas variáveis surgiram. Mas será que o mundo é tão VUCA assim ou nós que simplesmente ignoramos por certo tempo a mudança de parâmetros, valores e as novas variáveis que passaram a ser mandatórias no novo contexto?
A internet não é tão antiga quanto outros recursos e ferramentas, mas seu desenvolvimento também não se deu nos últimos meses. Se contarmos desde as primeiras conexões aqui no Brasil, que ocorreram no meio acadêmico, ela já é balzaquiana (desde set/1988).
A partir do momento em que a expectativa de vida das pessoas começou a aumentar, já deveria ser previsível que em algum momento teríamos o convívio no próprio mercado de trabalho, de gerações tão distintas. E que a Saúde teria que estar preparada a dispor de recursos para atender a uma população ainda maior.
Com o mesmo olhar, não é difícil compreender que a popularização de novos recursos tecnológicos que nos possibilitam hoje ter toda e qualquer informação na palma da mão, traria mudanças significativas aos costumes e comportamentos desta nova sociedade. Basta lembrar que a chegada do rádio e mesmo da energia elétrica já promoveram em sua época grandes alterações nos costumes, valores e comportamentos das pessoas.
Uma coisa é certa neste contexto tido como incerto: as mudanças precisam ocorrer e a cada dia mais rápido. As estratégias, bem como os modelos precisam ser repensados. O engajamento, conhecimento e o trabalho colaborativo são essenciais a toda e qualquer organização, mas tornam-se o bem mais valioso dentro de organizações que lidam a todo momento com o que nunca deixará de ser o valor para o ser humano: a vida.
É hora de se reinventar! Apreciando ou não o conceito VUCA, este é o momento de estar aberto a novas propostas, não para carregar o título de inovador, mas para conseguir responder com qualidade e eficiência à população atual e futura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.