outubro 7, 2022

Empatia e Atendimentos em Saúde

Muito tem se falado sobre o cuidado centrado no paciente durante o atendimento em saúde, bem como a experiência do profissional da saúde. Estes são três dos Pilares do modelo estratégico Quadruple Aim, que traz parâmetros para avaliação de Qualidade em Saúde.  Um fator de grande relevância para que este processo aconteça, é a Empatia.

                Empatia é a capacidade que temos ou desenvolvemos de nos colocar no lugar do outro, ouvindo, tendo uma visão holística e humanizada, gerando um ambiente de cordialidade e acolhimento. Em saúde, é essencial manter este padrão de comportamento já que. o paciente traz em si uma carga emocional e afetiva de vários processos internos. Esta visão holística é fundamental, pois o paciente necessita se sentir ouvido de uma forma mais ampla, acolhido e convidado a engajar  o processo de tratamento, sem maiores resistências a medicamentos, exames e demais condutas. Os familiares também, são convidados a participar das condutas mantenedoras de uma melhor qualidade de vida a este paciente, bem como são ouvidos e orientados.

                É importante que o profissional da Saúde, Médicos, Enfermeiros e Terapeutas  exerçam a Empatia, tendo cuidado ao falar com paciente e o cuidado, em não absorver os problemas do paciente. É preciso haver o equilíbrio entre o dar e o receber, nesta relação profissional e paciente, para que haja sucesso no processo.

Outro aspecto  relevante, é o profissional se colocar no lugar do paciente e dos familiares, utilizando uma comunicação mais eficaz, mais afetiva e acolhimento, é de suma importância. Pois muitas vezes, o paciente se sente agredido ou destratado pelo profissional da saúde, devido às colocações de forma impetuosa e firme.  Lembrando que a cura, ou estabilização do processo de doença,  pode começar através da forma como o profissional e equipe envolvida, irá conduzir o tratamento e oferecer manejos mais acertados, levando em consideração o histórico emocional, deste paciente.

                Portanto, o profissional da saúde que  é mantenedor de seu consultório e Empreendedor, precisa de uma mudança no seu mindset e tornar a Empatia uma  postura sistêmica, de forma que gere resultados mais positivos para os pacientes e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.